ABC vai aderir à Agenda


Será lançada amanhã, em Santo André, a Agenda Regional de Trabalho Decente, a primeira para uma região em todo o País, e que surgiu do seminário O ABC do Diálogo e do Desenvolvimento, realizado pelo Sindicato para buscar alternativas à crise econômica mundial.

Pela primeira vez, trabalhadores, empresários e poder público vão debater uma pauta comum que tem como base o respeito aos direitos e às igualdades entre trabalhadores. “Seu principal objetivo será a formalização do trabalho”, descreve Carlos Alberto Gonçalves, o Krica (foto), diretor executivo do Sindicato.

Segundo ele, ainda existe na região diversos setores profissionais e sociais vulneráveis ao trabalho precário.

Como exemplos, cita a construção civil e a dificuldade de inserção dos jovens no mercado.

Participe
Serão quatro as áreas prioritárias de ação: geração de emprego, microfinanças e capacitação de recursos humanos, com ênfase no emprego dos jovens; viabilização e ampliação do sistema de seguridade social; fortalecimento do diálogo social; e o combate ao trabalho infantil, à exploração sexual de crianças e adolescentes, ao trabalho forçado e à discriminação no emprego e na ocupação.

O evento de amanhã será realizado a partir das 18h no Consórcio de Prefeitos do ABC e terá a presença do ministro do Trabalho, Carlos Lupi, e da diretora da Organização Internacional do Trabalho (OIT) no Brasil, Laís Abramo. O Consórcio fica na Av. Ramiro Colleoni, 5, Centro de Santo André.

Para se inscrever, é necessário enviar um e-mail para eventos@agenciagabc.com.br.