Baile abre comemorações no Sindicato

Kizomba, a Festa da Raça é o nome do baile que vai abrir na próxima semana as comemorações ao Dia da Consciência Negra que serão realizadas pelo Coletivo de Igualdade Racial do Sindicato e por outras entidades. A programação vai até o dia 11 de dezembro.

Para Cláudio Teixeira, o Zuza, coordenador da Comissão, a programação foi montada com a intenção de discutir a contribuição da raça para a formação da cultura brasileira. Tanto que, das seis atividades programadas, três serão dedicadas à música, sendo uma para contar e mostrar a história do samba no Brasil.

Além da já tradicional Roda de Conversa, que vai debater o movimento negro para além do governo Lula, acontecerá também um seminário sobre ações afirmativas, quando a Comissão lançará um vídeo documentário sobre a história do movimento negro em São Bernardo. O Baile Kizomba, a Festa da Raça será realizado na Sede do Sindicato no domingo, dia 15, a partir das 13h, com ingressos a R$ 10,00.

Ingresso já à venda com os membros dos CSE, na Sede do Sindicato e no dia.

Pela primeira vez, o 20 de novembro será feriado em São Bernardo. Também será feriado em Diadema.

Apesar de comemorarem a data com programações próprias, as demais cidades da região ainda não confirmaram o feriado para o dia.


Zuza disse que programação está mais voltada para a cultura

CUT
Amanhã, a CUT abre as comemorações do mês com ato em sua Sede, a partir das 15h. Uma van partirá da Sede do Sindicato e os interessados podem ligar para 4128-4282 e reservar lugar com a Lúcia.

Festa
A palavra Kizomba tem origem na língua Kimbundo e significa festa/raça. Era a confraternização e resistência por liberdade, por justiça e exaltação da vida e da liberdade.

Data
O 20 de novembro celebra a morte, em 1695, de Zumbi, o principal líder do Quilombo dos Palmares. O quilombro ocupava uma área próxima ao tamanho de Portugal e situava-se onde era o interior da Bahia, hoje estado de Alagoas. Naquele momento sua população alcançava por volta de 30 mil pessoas.