Caminhões – Vendas alcançam patamar de 2008

As novas regras estabelecidas pelo BNDES no programa Procaminhoneiro estão fazendo com que as vendas de caminhões retomem os níveis atingidos no ano passado.

“É a primeira vez que o governo federal tem um programa que permite ao caminhoneiro renovar sua frota”, diz Norival de Almeida Silva, presidente do Sindicato dos Caminhoneiros de São Paulo.


Caminhoneiros autônomos lideram compras

Segundo ele, existem 211 mil caminhoneiros autônomos no Estado – donos de 264 mil veículos – e está ocorrendo uma corrida na categoria para trocar o equipamento. Entre aqueles que têm contratos de fretes firmes, a renovação chegaria a 90%.

Espera
As mudanças, anunciadas pelo BNDES em 29 de julho, incluem a redução de 67% da taxa de juros e o aumento de 84 para 96 meses do prazo do financiamento para veículos novos.

Os juros mais baixos e o prazo maior já fizeram com que o período entre a encomenda e o recebimento do veículo atinja três meses em alguns casos. O pique de vendas fez as montadoras voltarem a pleitear que o prazo de validade das condições atuais, limitado a 31 de dezembro, seja prorrogado.