Netinho de Paula denuncia padrão europeu de TV no País

“Os negros são tratados na mídia brasileira da forma que a elite quer e não na forma que a gente gostaria de ser visto”. A afirmação é do músico, apresentador de tevê e vereador pelo PCdoB de São Paulo, Netinho de Paula.

Ele esteve quinta-feira na Sede do Sindicato, para participar da quinta edição do Roda de Conversa, que debateu o preconceito com que os negros são tratados na mídia brasileira. “Temos que ter mais espaço, mais veículos, mais lugares em que possamos nos mostrar”,
defendeu.

Luta continua
Netinho acredita que a melhor forma de ultrapassar essas barreiras são as cotas para a inclusão de negros nos setores elitizados da sociedade brasileira.

“Não vejo solução melhor e mais eficiente. Quando eu falo de comunicação, falo de oportunidade. Nós, negros, não a temos. O Brasil escolheu o padrão europeu para a televisão. Vamos ter que seguir lutando por anos para mudar isso”, desabafou.

O músico não acha que seu êxito na televisão tenha modificado essa situação. “Após minha saída da Record, pensei que dariam maiores chances aos negros na mídia. Isto não aconteceu”, recordou.

O Roda de Conversa é uma iniciativa da Comissão de Combate ao Racismo do Sindicato.