Lula diz que pré-sal é do Brasil

As regras de exploração do petróleo do pré-sal serão anunciadas na segunda-feira, mas o presidente Lula revelou ontem que o modelo será muito parecido com o dinamarquês, com a criação de uma estatal para administrar os recursos oriundos desse petróleo.

Segundo ele, 71% dos resultados da exploração irão compor um fundo federal que será investido em educação, ciência e tecnologia e programas de redução de pobreza. Os outros 29% das bacias já estão licitados pelas regras anteriores.

Estimativas iniciais indicam que as reservas possuem entre cinco e oito bilhões de barris de petróleo e podem colocar o Brasil entre os 10 maiores produtores mundiais.

Oportunidades
“Não podemos perder, no século 21, as oportunidades que perdemos no século 20. O Brasil tem de deixar de ser o país do futuro para ser o país de agora”, enfatizou Lula, ao acrescentar que o pre-sal é do Brasil, em resposta a disputa que alguns Estados travam pelos recursos da exploração.

São os casos de São Paulo, Rio de Janeiro e Espírito Santo, que reivindicam maiores parcelas de recursos pelo fato de comportarem a maior parte das bacias.

“A Petrobras vai investir 174 bilhões de reais na exploração do pré-sal e o ABC deve aproveitar esta oportunidade”, concluiu Lula.