Regionalidade avança no ABC

Reunião com o presidente do BNDES e instalação dos grupos de trabalho do Polo Tecnológico e das Relações do Trabalho são as ações mais recentes da Agência de Desenvolvimento Econômico e do Consórcio de Prefeitos do ABC, que tem a participação do Sindicato em defesa de uma solução conjunta para os problemas da região.

BNDES se compromete com a região

O presidente do BNDES, Luciano Coutinho, ficou satisfeito com os resultados do seminário realizado sexta-feira, em São Bernardo, pelo Grupo de Trabalho (GT) de Crédito da Agência de Desenvolvimento Econômico do ABC.
“Quero dar meus parabéns à Agência. Participei de seus primeiros trabalhos e sou testemunha de sua evolução”, disse Coutinho Ele foi o convidado especial do encontro que discutiu formas do BNDES fazer com que suas linhas de crédito atendam empresas da região.
Coube ao vice-presidente do Sindicato, Ra- fael Marques, apresentar as reivindicações e Coutinho não esperou o encontro terminar para encaminhar três propostas.
Cadeias produtivas São elas: disponibilizar linhas de crédito com taxas e prazos diferenciados para investimentos em inovação; viabilizar o crédito para empreendimentos autogestionáveis; ampliar o prazo para que caminhoneiros autônomos continuem usando o cartão BNDES, com juros baixíssimos.
O presidente do banco público propôs que o GT e o BNDES trabalhem juntos em outras três propostas: viabilização de crédito para as micros, pequenas e médias empresas participantes de Arranjos Produtivos Locais; aprimoramento e melhoraria do desempenho do posto do BNDES no ABC; e estudo das possibilidades de se criar fundos nas cadeias
produtivas, liderados pelas empresas mais fortes do setor (montadoras na automotiva, polo petroquímico nos plásticos etc.).

Democracia
“O BNDES vai caminhar junto com o ABC”, afirmou Coutinho. “Vemos muitas oportunidades de futuro por aqui”, disse ele, naquela que foi sua primeira visita à região após assumir a presidência do banco.
“Nós temos disposição de ir à fundo nas questões levantada sobre o crédito no ABC, porque esta questão ainda não está resolvida no Brasil”, afirmou Coutinho.
Rafael também gostou do encontro. “Foi uma excelente reunião de trabalho e mostrou que a Agência está caminhando no rumo certo, principalmente depois que tornou mais democrática sua participação”, disse.


Luciano Coutinho (ao microfone) disse que o banco vai atender as propostas da região