Cuidados com as compras eletrônicas

Hoje em dia, muitos consumidores fazem compras via internet, ou seja, usam o comércio eletrônico por ser um meio simples e prático.
No entanto, muitas pessoas acabam esquecendo de tomar algumas cautelas quando efetuam essas compras, o que causa grandes prejuízos futuros.
Ao realizar uma compra via internet, deve-se tomar algumas cautelas. Para ter uma certa tranquilidade, as pessoas devem comprar apenas em sites de confiança, jamais fornecer senha de cartão bancário e/ou de crédito, confirmar o CNPJ da empresa vendedora e se a situação cadastral está ativa na Receita Federal, bem como obter informações sobre o estabelecimento virtual e o produto a ser adquirido.
Para saber da idoneidade da empresa em que se está efetuando as compras e obter informações sobre ela, pode-se consultar outras pessoas que conhecem a empresa e efetuaram compras por ela. Existem sites na internet com pessoas que comentam se ficaram satisfeitos ou não com empresas onde fizeram suas compras.
Nunca é demais entrar em contato com a empresa para obter todas as informações inclusive seu telefone, que deve ser fixo e, ao ser atendido, confirmar o endereço físico da mesma.
Caso a empresa se recuse a fornecer todos os dados, desconfie, pois, de forma alguma, ela pode deixar de apresentar informações.
Todo consumidor poderá apresentar seus questionamentos ou dúvidas ao local em que se está efetuando as compras; por outro lado, as empresas são obrigadas a fornecer as informações, para que, assim, não haja nenhuma dúvida.

Departamento Jurídico