Cadastramento na Volks vai até amanhã

Termina amanhã, na Volks, o cadastramento dos trabalhadores interessados em se inscrever no Registro de Doadores de Medula Óssea (Redome).
O objetivo é encontrar uma medula compatível com a do garoto Lucas, de 8 anos, filho de Marcelo Souza Lima, o Boy, que trabalha na ferramentaria da empresa.
As fichas de cadastramento estão disponíveis no ambulatório médico central, na ala 13, e nas salas da Comissão de Fábrica.
Depois disso será marcado um dia para a coleta de sangue, que será feita pelo pessoal da Associação da Medula Óssea.
É a partir da análise do sangue que se faz o cadastramento.
“O convite vale para todos, inclusive os companheiros terceiros”, disse Luís Carlos da Silva Dias, o Luisão, vice presidente da CIPA.

Tipos de doação

No caso do trabalhador ter medula compatível com a de Lucas ou de outro paciente que necessite de transplante, ele será chamado para fazer a doação.
Existem duas formas de doação. A punção direta, quando cerca de 10% da medula é colhida com a introdução de agulha na região posterior da bacia (nádegas), depois de anestesia geral ou peridural. O procedimento dura cerca de uma hora. O doador fica em observação por um dia e tem uma sensação de dor na região por cerca de uma semana.
Outro procedimento é a punção na veia, feita pela máquina de aférese, que é um separador de células, e não causa dor.
Cinco dias antes da coleta, o doador recebe uma injeção de proteínas para estimular a multiplicação das células e provoca sintomas semelhantes aos da gripe.