No ar, os trabalhadores!

Decreto e portaria já assinados pelo governo federal vão possibilitar ao Sindicato a colocar no ar um canal de televisão e outro de rádio, concretizando antigo sonho de estabelecer um sistema de comunicação eficiente junto à sociedade.
Na terça-feira, durante as comemorações de aniversário do Sindicato, o presidente Lula assinou decreto concedendo um canal de tevê educativa em São Caetano à Fundação Sociedade, Comunicação, Cultura e Trabalho, entidade mantida pelo Sindicato.
Em abril, portaria assinada pelo Ministro das Comunicações concedeu uma rádio comunitária em Mogi das Cruzes à Fundação.
Tanto o decreto da tevê como a portaria do rádio precisam ser aprovados pelo Congresso Nacional.
“São reivindicações antigas da categoria, a de poder levar à população o ponto de vista do trabalhador”, comemorou Sérgio Nobre, presidente do Sindicato.
Ele lembrou que a grande imprensa nunca deu o espaço aos trabalhadores, já que as matérias pouco falam do mundo do trabalho.
Sérgio comentou que as entidades como universidades e igrejas tem seus canais. “Isso é justo. Só não é justo o trabalhador ficar de fora. Se conseguimos as concessões no governo Lula, é porque ele sabe que a causa é justa e uma luta de mais de 20 anos da categoria”,
disse. Agora, o Sindicato reforçará mais seu diálogo com a sociedade. A entidade mantém portal na internet, participa da Revista do Brasil e incentiva projetos de comunicação que valorizam o mundo do trabalho, como o jornal ABCD Maior.
“Investimentos em comunicação é uma das prioridades da diretoria e será um dos pontos do 6º Congresso”, comentou Sérgio.
Em lembrou que em outubro de 2007 foi realizada assembleia extraordinária no Sindicato, convocada para esse fim, que aprovou investimentos de R$ 15 milhões nos próximos anos no sistema de comunicação. “Finalmente, vamos ter uma programação com a ótica dos trabalhadores”, concluiu ele.