Trabalhadores não são ouvidos nos programas

As questões relativas à proteção ambiental nas empresas vem sendo há muito tempo planejadas, debatidas e transformadas em ações efetivas através dos chamados Programas de Gestão Ambiental.
Nesses programas são comuns as ações em educação e conscientização ambiental para os trabalhadores, a composição de grupos de trabalho para adequação e certificação das empresas na ISO 14000 e seus complementos, e a difusão de práticas e processos sustentáveis que resultem em melhoria da imagem da empresa entre seus clientes e concorrentes. Essas ações, no entanto, estão se dando, na maioria das vezes, sem a participação e a intervenção dos trabalhadores e da organização sindical nos locais de trabalho.
Vale ressaltar que uma extensa pauta se apresenta como oportunidade para avançar nas conquistas dos trabalhadores a partir de um tema que está na agenda das grandes discussões mundiais, que tem grande potencial de mobilização.
Fontes alternativas
Dentro do enfoque cidadão, que tem norteado as ações do nosso Sindicato nas suas relações com a sociedade, toda e qualquer ação dentro das fábricas implicará em ganho político junto à comunidade.
Isso significa que ações dos trabalhadores por uma produção mais limpa e sustentável como a utilização racional da água, a busca de fontes alternativas de energia e a redução da poluição ambiental decorrente da melhoria dos seus produtos ou dos seus processos de produção poderão agregar apoios importantes em nossas lutas.

Questões para o debate

Os motores devem ter menores níveis de emissão de poluentes?
As empresas devem adotar frotas verdes na logística, just in time e transporte interno?
Sua empresa tem programa de fontes alternativas de energia limpa?
Existe uso racional da água, com captação da água de chuva, tratamento e reuso da água, economia da água potável e uso de torneiras e sistemas de descargas econômicas?
As empresas devem ser responsabilizadas pelo ciclo completo, coletando e reciclando as sobras de seus produtos depois de sua vida útil?
Existe coleta seletiva do lixo comum e reaproveitamento do lixo reciclável?
Sua empresa já substituiu o solvente orgânico por solventes à base de água em tintas, os jatos de areia por granalha e o amianto por lã de vidro? As baterias são recarregáveis?