Igualdade no centro das lutas

A preocupação com questões sociais são uma marca dos metalúrgicos e diversas lutas, atividades e campanhas com foco na inclusão social e na igualdade estão na agenda sindical.
O surgimento das Comissões Temáticas (mulheres, jovens, igualdade racial e pessoas com deficiência) é resultado do trabalho do Sindicato para inserir segmentos que procuram vez e voz, exigem ser iguais, olhados como detentores de direitos que os coloquem em situação de igualdade. A luta pela inserção social e econômica destes setores esbarra, ainda, em severas dificuldades. Valores e práticas discriminatórias estão presentes, especialmente no mundo do trabalho.

Diversidade
Enfrentando essas dificuldades, muitas ações foram desenvolvidas e avanços notados nesse tempo de articulação das comissões temáticas.
Essa luta localizada na categoria abriu horizontes de participação das comissões temáticas em ações sociais e espaços de atuação mais abrangentes que, como consequência, aprimoram o conceito de Sindicato Cidadão.
A inclusão social e a conquista da igualdade exigem a construção de novos valores e a compreensão de nossa diversidade.

Questões para o debate

Como fazer para a categoria assumir ainda mais a luta contra a exclusão e a discriminação?
As reivindicações temáticas devem fazer parte de uma pauta permanente nas campanhas salariais e nas negociações por fábrica?
São necessários cursos específicos para assimilação dos conceitos temáticos?