Prefeitos recebem propostas do seminário

Um grupo de sindicalistas e empresários entregou ontem aos prefeitos da região as propostas do seminário ABC do Diálogo e do Desenvolvimento. A mesma agenda será repetida junto aos governos estadual e federal.


Grupos serão intalados

Os sete prefeitos do ABC receberam ontem cartilha com todas as propostas apresentadas no seminário ABC do Diálogo e do Desenvolvimento e se comprometeram com a continuidade das negociações por meio da instalação de grupos.
“O seminário ocorreu melhor que o esperado. Acredito que estamos saindo da fase mais dura da crise e a continuidade dos debates serão fundamentais para defender políticas públicas necessárias à superação dela”, afirmou José Auricchio Júnior, prefeito de São Caetano e presidente do Consórcio Intermunicipal do ABC.

Grupos
Para esta nova fase de rearticulação regional surgida com o Seminário, três grupos serão instalados para o enfrentamento da crise, os grupos de trabalho de crédito, de tributos e de relações de trabalho e trabalho decente.
O acesso ao crédito continua como um dos nós da crise, especialmente para as micro e pequenas empresas. Já o peso da carga tributária é outro debate necessário ao incremento da produção, sem que isso fragilize a arrecadação pública.
O prefeito de São Bernardo, Luiz Marinho, concordou e citou a prorrogação do IPI reduzido como uma das medidas do governo federal no combate a crise. “A cadeia automotiva tem forte influência em setores anteriores e posteriores à produção de um veículo”.
Para ele, a desoneração do IPI sobre veículos e de produtos da construção civil, como anunciado semana passada, seguem o mesmo preceito. “É preferível arrecadar menos de um imposto que sofrer o impacto da queda na produção e no emprego”, comparou. Por fim, relações de trabalho e trabalho decente tem o desafio de implementar políticas de manutenção do emprego de qualidade.