Imprensa esconde mudanças em pesquisa

A grande imprensa divulgou com estardalhaço a queda de aprovação do governo Lula, de acordo com pesquisa do Datafolha. O que a mídia escondeu foi a mudança de metodologia adotada nesta última pesquisa do instituto

A grande imprensa divulgou com estardalhaço a queda de aprovação do governo Lula, de acordo com pesquisa do Datafolha, instituto do jornal Folha de S. Paulo, divulgada na sexta-feira passada.

Todos bateram na mesma tecla, de que a crise fez cair de 70% para 65% o percentual de ótimo e bom atribuído ao governo, comparando com a pesquisa anterior, de novembro do ano passado.

O que a mídia escondeu foi a mudança de metodologia adotada nesta última pesquisa do instituto. Desta vez foram entrevistadas 11.204 pessoas, três vezes mais do que a média da última pesquisa.

Favorecimento
Também foi alterado o peso das regiões. Nesta, a região Sul passou a responder por 27% dos entrevistados, enquanto na de novembro esse percentual foi de 11%.

Já o percentual da região Nordeste caiu de 28% para 20%.

Perceberam a jogada? De acordo com o jornalista Paulo Henrique Amorim, essa mudança de metodologia faz parte da estratégia de eleger José Serra presidente da República.

Mesmo assim, a nota média atribuída ao desempenho de Lula quase não sofreu alteração, passando de 7,6 em novembro para 7,4 agora em março. Será que na próxima pesquisa o Datafolha vai aumentar ainda mais a proporcionalidade da região Sul?