A responsabilidade dos pais na educação escolar

Entre os muitos problemas que encontramos no sistema educacional há um que é de vital importância: a não participação dos pais na vida escolar do filho.
São vários os motivos dessa ausência, desde a falta do conhecimento do efetivo papel dos pais na escola até a falta real de tempo para uma participação mais efetiva.
O certo é que, comprovadamente, o adolescente que é acompanhado no processo escolar torna-se mais responsável, consciente e ativo na escola. A orientação dos pais ajuda no desenvolvimento crítico, na organização escolar e proporciona confiança e auto-estima.

Impedimentos
E os pais que trabalham fora? Como fazer para que esse acompanhamento se torne concreto? É importante conversar e mostrar que, mesmo ausente uma considerável parte do tempo, existe disponibilidade e vontade de participar.
Pais presentes podem acompanhar as propostas pedagógicas, questionar os processos em sala de aula e, quando necessário, cobrar uma atuação mais efetiva da escola. Não é possível que esse acompanhamento se reduza à participação de reuniões ou em momentos específicos – como o término do ano e a apresentação dos boletins finais.

Participação
A qualidade do ensino em nosso país não pode ser considerada apenas de responsabilidade de professores, ou educadores; a sociedade possui o papel fundamental de fiscalização e, aos pais, o acompanhamento dos filhos neste exercício de cidadania.

Departamento de Formação