Rodas de conversa estreia sexta-feira

Comissão de Igualdade Racial dos Metalúrgicos do ABC inaugura o Rodas de Conversa, reunião periódica para discutir temas étnicos.

Comissão define atividades para 2008

Uma Roda de Conversa nesta sexta-feira (20), às 18h, abre a agenda de atividades deste ano da Comissão de Igualdade Racial dos Metalúrgicos do ABC, antiga Comissão de Combate ao Racismo.

A Roda pretende ser um encontro periódico e descontraído de bate papo e formação sobre temas étnicos.

A Comissão programou, ainda, visitas mensais ao Museu Afro Brasileiro, no Ibirapuera, aos quilombos do Estado e manter a mobilização em defesa do feriado de 20 de novembro, Dia da Consciência Negra.

Estreia
A primeira Roda de Conversa vai enfocar Cultura e Educação e reunirá Cleusa Repulho, secretária da Educação de São Bernardo; Nelson Rocha, do Centro Cultural Solano Trindade; e Matilde Ribeiro, ex-ministra da Secretaria de Igualdade Racial e assessora das comissões temáticas do Sindicato.

O novo coordenador da Comissão, Claudio Teixeira, o Zuza, do SUR na Ford, disse que o propósito é despertar o conceito de consciência étnica na categoria e valorizar o papel das diversas etnias na sociedade.

“É muito presente o conceito de que o Brasil vive uma democracia racial e o racismo cordial, grandes mitos em nossa história que temos o dever de desmentir”, afirma Zuza.
O evento será encerrado com um roda de samba com Marcinho do Cavaco. Todos estão convidados.


Reunião da Comissão de Igualdade Racial na semana passada