Seminário COMEÇA HOJE

O destino da região frente à crise começa a mudar a partir do seminário que reunirá, hoje e amanhã, agentes econômicos e políticos em São Bernardo.


Grupos temáticos farão propostas

As propostas para manutenção da atividade econômica e do emprego no ABC serão apresentadas amanhã, segundo dia do seminário, quando os grupos temáticos se reúnem.
Serão cinco grupos que terão, em média, a participação de 50 pessoas.
“Em cada grupo teremos representantes dos trabalhadores, do poder público e das empresas. Todos apresentarão suas ideias sobre cada tema e, a partir daí, construiremos os consensos”, explica Rafael Marques, vice-presidente do Sindicato.
Ontem, membros das representações dos metalúrgicos do ABC nas fábricas se reuniram com o pessoal de outros sindicatos para definir as propostas dos trabalhadores.
Os grupos temáticos vão se debruçar sobre crédito, tributos, enfrentamento ao desemprego, relações de trabalho e trabalho decente.


Sindicalistas definiram ontem propostas para o seminário

Emprego
Rafael destaca que os debates de todos os grupos são realizados com a perspectiva de manutenção e geração de postos de trabalho. “Em nossa pauta, qualquer medida que mexa com orçamento ou financiamento público deve ter o emprego como foco central”, assinala.
Ele acredita que, com os debates, a região poderá assumir um compromisso com a formalização, isto é, com a carteira assinada e medidas conjuntas de atenção ao jovem, como qualificação e estímulo à profissionalização.
Outro tema que o dirigente acredita que atrairá muita atenção é o crédito. A dificuldade em conseguir dinheiro é apontada por empresários como uma trava para a retomada da produção.
Uma das sugestões é democratizar o acesso das médias e pequenas empresas às linhas do BNDES e insistir na redução da taxa de juros.
Rafael também destaca os debates que acontecerão sobre tributos, pois medidas importantes como a igualdade nas alíquotas dos impostos municipais entre as sete cidades do ABC podem surgir para impedir a guerra fiscal local.