Saiba Mais – Um novo modelo de desenvolvimento em construção

O Fórum Social Mundial (FSM) de 2009 aconteceu em meio a uma crise estrutural do projeto neoliberal. Isso permitiu revitalizar os princípios que originaram o Fórum e hoje são reapresentados quanto a denúncia de um sistema político e econômico injusto e desigual, e também sobre a possibilidade e a necessidade da construção de um outro mundo possível.
João Felício, dirigente da CUT, em seu balanço sobre o FSM, avalia que os movimentos sociais e sindical estão assumindo no Fórum sua importância como atores fundamentais na construção de um mundo melhor.
Como prova, apontou uma agenda mundial de mobilizações de 28 de março a 4 de abril, proposta pela Confederação Sindical Internacional. “Vamos às ruas de todo o planeta em defesa de uma nova ordem econômica internacional”, disse.
Partilhando desta proposta, a CUT realiza amanhã um Dia Nacional de Luta por emprego e salário, cujo tema é “Querem lucrar com a crise – a classe trabalhadora NÃO vai pagar esta conta.”
Nosso Sindicato, reafirmando seu papel propositivo, e neste momento com o objetivo concreto de construir saídas para a crise, está preparando um seminário envolvendo trabalhadores, governos e patrões, cuja discussão passa pelos meios de reaquecer a economia real.
Esta conjuntura traz aos metalúrgicos o desafio e a necessidade de uma participação efetiva, para refletirem sobre as escolhas que serão feitas neste momento histórico, uma vez que está em gestação um novo modelo de desenvolvimento que deverá respeitar uma outra ordem de valores sociais.
Em maio teremos o 6º Congresso dos Metalúrgicos do ABC, com a tarefa de propor ações estratégicas para a categoria para os próximos anos. O tema é SMABC – 50 anos construindo um país justo e democrático.
Os trabalhadores, neste espaço democrático, poderão opinar, discutir e definir seu futuro.

Departamento de Formação