Fator previdenciário em debate

Pré-projeto para substituir fator pode ser apresentado no próximo dia 16.

Governo aceita negociar outra fórmula para o fator previdenciário
O governo aceitou discutir com as centrais sindicais mudanças no fator previdenciário. Projeto para sua extinção foi aprovado no Senado e está prestes a ser votado na Câmara, com muita chance de ser aprovado.
O primeiro debate para tratar do assunto ocorreu na noite de quarta-feira e reuniu os ministros da Previdência, José Pimentel, e da Secretaria-Geral da Presidência, Luiz Dulci, com representantes das centrais e o relator do projeto de lei que tramita na Câmara, deputado Pepe Vargas (PT-RS).
O fator previdenciário foi criado em 1999 para adiar a concessão de aposentadorias e, assim, aliviar as contas da Previdência Social. Mas, a mediada é injusta porque arrocha a aposentadoria do trabalhador.

Prazo
Ao deixar o encontro, Pimentel se limitou a informar que os participantes voltarão a se reunir no próximo dia 16, quando Pepe Vargas deverá apresentar um pré-projeto com os pontos já consolidados.
Vargas defendeu que a nova fórmula possibilite a quem se aposentar após ter completado o tempo mínimo receber como benefício o valor integral da média das últimas contribuições, ou até mais.

Injustiça
“As pessoas têm que ser incentivadas a continuar trabalhando para poder se aposentar melhor”, afirmou o deputado.
“Estamos discutindo uma fórmula que permita à pessoa chegar a 100% do valor de sua aposentadoria, pois o fator previdenciário é tão injusto que o trabalhador se aposenta mas continua trabalhando”, concluiu Vargas.