Sabesp está sendo usada para promover José Serra, afirma Zarattini

"É difícil explicar que um morador do Rio de Janeiro ou de qualquer outro estado do País resolva consumir água ou utilizar as redes de esgoto da Sabesp em São Paulo", comenta o deputado

O deputado Carlos Zaratini (PT-SP) afirmou na quarta-feira (3) que as peças publicitárias da Companhia de Saneamento de São Paulo (Sabesp) fora do estado caracterizam propagandas eleitorais para beneficiar a possível candidatura do governador José Serra (PSDB) à presidência da República em 2010. “É difícil explicar que um morador do Rio de Janeiro ou de qualquer outro estado do País resolva consumir água ou utilizar as redes de esgoto da Sabesp em São Paulo”, comentou Zarattini, ao lembrar que a Sabesp é uma empresa de capital misto, com o governo paulista detentor de 50,3% das ações.

“A Sabesp, sob a direção do governo Serra, tem sido um instrumento muito forte de propagandas, não só das atividades institucionais, como também eleitoral. Durante a campanha municipal de 2008 em São Paulo, a Sabesp foi bastante utilizada para veicular propagandas durante o período eleitoral, exatamente para destacar a parceria com a prefeitura de São Paulo. Sabemos que a Sabesp está levando a todo o Brasil uma campanha que não tem o menor sentido. É evidente que é uma propaganda pré-eleitoral do governador Serra, que visa projetar sua imagem. Temos que buscar parar essa iniciativa”, afirmou Zarattini.

Recentemente a empresa assinou contratos no valor de R$ 9 milhões em peças publicitárias para serem divulgadas pela TV Globo e Bandeirantes em todo o País, durante 45 dias, sobre as ações da companhia. O contrato despertou o interesse do Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ), que abriu um processo para analisar possível uso da máquina administrativa do governo paulista em benefício de Serra. A investigação é preventiva, mas as explicações ficarão arquivadas e, caso Serra oficialize a candidatura, poderão ser usadas em processos por uso da máquina.

Sabesp – Os vídeos estão programados para irem ao ar durante 45 dias e a divulgação começou em novembro e vai até março, duas vezes por dia, na TV Globo e na TV Bandeirantes. O pacote incluiu a exibição, em cadeia nacional, de peças publicitárias do projeto Onda Limpa veiculadas anteriormente apenas em São Paulo. Em uma delas, a locução: “O governo do Estado traz uma onda de boas notícias para o litoral paulista”. O anúncio destaca investimento de R$ 1,470 bilhão em obras de saneamento na Baixada Santista e encerra com a logomarca do governo e o slogan “Trabalhando por Você”.

Em nota, a Sabesp justifica a campanha em nível nacional, mesmo tendo uma atuação restrita ao estado de São Paulo. A empresa afirma ter sido uma das quatro patrocinadoras do Verão Espetacular, “cuja programação inclui a realização de 16 competições esportivas em diversas cidades do Brasil”, várias delas promovidas na capital e no litoral paulista, como a Corrida de São Silvestre.

Do PT