Ministério Público investiga Serra

A propaganda feita em rede nacional pela Sabesp fez com que o Ministério Público do Rio de Janeiro começasse a investigar o uso da máquina pública do governo paulista em benefício da candidatura de José Serra à presidência da República. A Sabesp é a estatal que responde pelo tratamento de água e esgoto em São Paulo.
Só com a propaganda veiculada na Globo foram gastos R$ 7,45 milhões. Nessa emissora, as inserções da Sabesp foram exibidas duas vezes ao dia, durante 45 dias, entre dezembro e janeiro.
O presidente do Tribunal Regional Eleitoral carioca, desembargador Alberto Moraes, se disse surpreso. “A Sabesp é uma empresa pública estadual, ela não tem prestação de serviços no Rio”, ponderou ele.

Propaganda
Moraes disse que a investigação está sendo feita de forma preventiva. “As explicações ficarão arquivadas para que, caso Serra formalize a candidatura e se houver denúncias de uso da máquina, sejam juntadas aos processos”, disse.
Ele também vai encaminhar a denúncia ao Tribunal Superior Eleitoral.
A Sabesp alegou que fez uma propaganda nacional para mostrar seus serviços e seu nome ao resto do País. Não se tem notícia de obra ou concessão de serviço de água e esgoto da Sabesp em nenhuma cidade brasileira além das paulistas. Isto é, Serra está usando o dinheiro dos paulistas para divulgar seu nome em todo o País.