Diminui tempo de atendimento do SAMU

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) de São Bernardo passou a ser descentralizado. Agora, o município conta com duas novas bases, localizadas nos prontos-socorros do Baeta Neves e do Alvarenga. Com a mudança, o tempo de atendimento nesses locais diminui, passando de dez para seis minutos.
Para o coordenador dos prontos-socorros, Carlos Antonio Fadel, a principal vantagem da descentralização é a agilidade no atendimento.
“Quanto mais rápido você chegar ao paciente, menores são as chances de mortalidade ou sequelas. Quanto mais ágil o atendimento, melhor para a população”, afirmou.

Atendimento
São Bernardo conta com dez ambulâncias de atendimento básico e duas de atendimento avançado (UTI). O objetivo é criar seis novas bases, sendo que a próxima, já em estágio de implantação, será no Riacho Grande.
Só na primeira quinzena de janeiro, o SAMU atendeu 1.170 chamadas.
O serviço é acionado somente pelo número 192.
Todas as ligações são gravadas e o atendimento é feito por telefonistas que encaminham a chamada ao médico ou para a saída da ambulância.
É importante passar o maior número possível de informação ao atendente, como o endereço correto, idade e o estado em que se encontra o paciente.