ABC se mobiliza para ajudar vítimas da chuva em Santa Catarina

Saiba onde e como fazer doações aos catarinentes que perderam tudo nas enchentes e deslizamentos que deixaram mais de 100 mortos e 78 mil desabrigados. População precisa desde água potável até colchões

Santa Catarina é o Estado mais castigado pelas chuvas (Rio de Janeiro e Espírito Santo também forma atingidos). Até agora, já foram registradas 14 mortes. Mais de 78 mil pessoas tiveram que deixar suas casas e seguiram para abrigos públicos ou residência de familiares e amigos. Pelo menos 19 permanecem desaparecidas. Ao todo, mais de 1,5 milhão de pessoas foram afetadas. Segundo relatório do Departamento de Defesa Civil do Estado de Santa Catarina, há 14 municípios em situação de emergência e dois em estado de calamidade pública.

Os moradores de Santa Catarina precisam desde água potável até material de construção. As doações chegam de todas as partes do País. Os movimentos sociais e sindical do ABC também estão mobilizados para ajudar os catarinenses. Os Metalúrgicos do ABC, seja nas fábricas ou no sindicato, estão trabalhando para enviar doações, assim como a CUT nacional.

Seguem abaixo informações, endereços, sites, telefones e respostas para tirar dúvidas daqueles que queiram ajudar a população de Santa Catarina a reconstruir suas vidas.  A lista traz endereços nos municípios da região do ABC. Antes, seguem números que mostram a dimensão dessa tragédia que atingiu mais de 1,5 milhão de pessoas (dados até esta segunda-feira -1° de dezembro).

Números da tragédia

114 mortos

1.5 milhão de pessoas afetadas pelas cheias e deslizamentos

78 mil desabrigados e desalojados

120 milhões de reais é o prejuízo para o turismo de Santa Catarina

16 municípios em estado de calamidade ou emergência

4 mil deslizamentos

2 mil casas condenadas a desabar

 

SAIBA COMO AJUDAR SANTA CATARINA

O QUE DOAR

          – Água potável
– Alimentos prontos (bolachas, biscoitos, barras de cereais, latas de sardinha e carne enlatada, salsicha e outros mantimentos de fácil manuseio e não perecíveis)
– Material de higiene pessoal, como escovas e pasta de dente, sabonetes, absorventes femininos e fraldas descartáveis
– Produtos de limpeza (sabão, água sanitária)

          – Dinheiro

          – Colchões, móveis, cobertores

          Medicamentos (com data de validade imprensa e visível)

           

CUIDADOS PARA A DOAÇÃO

 A Defesa Civil recomenda cuidados para quem pretende fazer as doações:

 – Os alimentos devem estar dentro do prazo de validade e com a embalagem intacta. De preferência, devem ser não-perecíveis;

– Colchões e roupas de cama devem estar em bom estado de conservação, limpos e prontos para utilização;

 – Roupas e calçados também devem estar limpos e em condições de uso. Sapatos devem estar amarrados entre si (pé direito com esquerdo) e a numeração deve ser marcada do lado externo com caneta;

 – Utensílios domésticos devem estar funcionando e bem conservados

 

CONTAS BANCÁRIAS

 A Defesa Civil de SC também disponibilizou um telefone de discagem gratuita (0800) com informações sobre como fazer depósitos bancários nas contas abertas para ajudar os atingidos pela chuvas. O número é 0800 48 2020. As doações em dinheiro devem ser feitas em nome de:  Fundo Estadual da Defesa Civil, e o CNPJ é 04.426.883/0001-57.

As contas são:

– Banco do Brasil
Agência: 3582-3
Conta corrente: 80.000-7

– Besc
Agência: 068-0
Conta Corrente: 80.000-0

– Caixa Econômica Federal
Agência: 1877
operação 006
conta 80.000-8

– Bradesco
Agência: 0348-4
Conta Corrente: 160.000-1 

  Itaú S/A
 Agência: 0289  
Conta Corrente: 69971-2

O QUE SERÁ FEITO COM O DINHEIRO ARRECADADO

Segundo o governo estadual de Santa Catarina, o dinheiro arrecadado será usado para compra de mantimentos que serão distribuídos entre os moradores das cidades que tiveram alagamentos e deslizamentos. 

RECOMENDAÇÕES DA DEFESA CIVIL

 

A Sedec (Secretaria Nacional de Defesa Civil), vinculada ao Ministério da Integração Nacional, divulgou orientações para os interessados em ajudar. Segundo o órgão, a idéia é evitar problemas gerados pela “doação desorganizada” como a não correspondência das doações com as necessidades reais dos atingidos.

 

Veja as recomendações:

-Antes de efetuar doações procure informações de necessidades levantadas pela Defesa Civil do seu Estado ou município, ou em quartéis de Bombeiros ou Polícia Militar, por exemplo;

-Atentar para a qualidade do material doado;

-Estabelecer uma comunicação eficaz entre o doador e autoridade de Defesa Civil local onde ocorreu o desastre;

-Consultar as autoridades que estão gerenciando a situação para averiguar a real necessidade de doação de gêneros e da quantidade, antes de iniciar qualquer campanha de arrecadação.

 

 CADASTRO DE VOLUNTÁRIOS

A Defesa Civil informa que o cadastro de voluntários, como médicos, enfermeiros e outros profissionais, pode ser feito no site da Secretaria de Saúde: www.saude.sc.gov.br

O Instituto Voluntários em Ação (IVA) busca pessoas que possam carregar caminhões, doar sangue, separar os donativos enviados conforme as necessidades de cada município (é preciso ir ao local) e que possam divulgar campanhas de doações.

  ONDE DOAR NO ABC

Em São Bernardo, as doações podem ser feitas na Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania, na Avenida Redenção, 271 (Centro). Elas serão recebidas apenas na quinta e sexta-feira, já que no sábado sairá um caminhão com destino a Santa Catarina. Mais informações podem ser obtidas no telefone 4126-3700.

Em Santo André, a Defesa Civil está aceitando alimentos não-perecíveis, roupas e água potável. Os suprimentos podem ser entregues na Rua Dona Carlota, 86 (Centro), das 8h às 17h.

Em São Caetano, as doações de agasalhos, calçados e alimentos não-perecíveis são recebidas pela Defesa Civil do município, na Avenida Presidente Kennedy, 2.100 (Bairro Olímpico). O atendimento ocorre todos os dias da semana, das 7h às 19h. Outras informações sobre a campanha de arrecadação podem ser obtidas pelo telefone 4233-7903.

Em Diadema, quem quiser doar suprimentos como roupas e alimentos pode se dirigir a qualquer departamento da Prefeitura – não há um órgão específico responsável pelo recolhimento. Dúvidas sobre endereços podem ser tiradas pelo telefone da Defesa Civil (199).

 

Em Mauá
* Avenida Brasil, 233
Jardim Santa Lídia – Mauá-SP
Depósito de Bananas Santa Lídia
Com Edson Bertoni – 4514-4771

* Rua Manoel Pedro Júnior, 323
No prédio City Tower
Dra. Ana ou Nice Zago

* Rua Amador Bueno, 348
Vila Bocaina – Mauá – SP
Com Eduardo Zago – Massagista
4544-2263 / 9363-9223

* Rua Brás Cubas, 431A
Vila Bocaina – Mauá – SP – 4544-2143
RKL Informática & Mauá Virtual & Shock Lan House

* Rua Humberto Primo Leardini, 548
Jardim Santa Lídia – Mauá – SP
Shock Lan House 2 – 4547-1290

OUTROS LOCAIS NA REGIÃO

Lojas da Coop, Wal Mart e outras estão recebendo donativos não perecíveis.

 Rff Musical, localizada na rua Santo Egidio, 20 – Jardim Bela Vista – Santo Andre, telefone: (11) 4436-6062 esta arrecadando, roupas, calçados, utensilios domesticos, produtos de higiene pessoal etc. onde sera encaminhado a Defesa Civil de Santo Andre. Segunda a sexta das 9:00 as 21: 00 hrs. Sabados das 9:00 as 17:00

CONTATOS NOS ESTADO DE SP E SC E NA CAPITAL PAULISTA

  

Santa Catarina 

– DEDC/SC – Diretoria Estadual de Defesa Civil de Santa Catarina

www.defesacivil.sc.gov.br

Fone: (48) 4009-9816

 Doações: 0800 482 020

 São Paulo

– CEDEC/SP – Coordenadoria Estadual de Defesa Civil de São Paulo

www.defesacivil.sp.gov.br

 Fone: (11) 2193-8888 

 Coordenadoria Municipal de Defesa Civil – São Paulo – Telefone: 199
Cruz Vermelha – São Paulo – Telefone: 11-5056-8665 / 5056-8664 / 5056-8667

Fiesp: (11) 2280-2366 – Rua Deodato Saraiva da Silva, 110, Cidade A. E. Carvalho, São Paulo.

 Também é possível fazer doações em qualquer posto da Polícia Militar ou do Corpo de Bombeiros; nas 31 subprefeituras de São Paulo; no galpão do Fundo Social de Solidariedade, no Jaguaré, na Zona Oeste.

 OUTROS LOCAIS
A Cruz Vermelha Brasileira e a Comdec (Coordenadoria Municipal da Defesa Civil-SP) –na rua Afonso Pena, 130, no bairro Bom Retiro–, e na sede da Cruz Vermelha Brasileira –na avenida Moreira Guimarães, 699, no bairro Saúde.

As defesas civis das subprefeituras receberão doações em horário comercial.

 

Postos da Polícia Militar de São Paulo

 

Da Redação com Agências