Serra quer mais R$ 8,8 bilhões de IPVA

A facada visa unificar o cálculo do IPVA de veículos zero até os com 20 anos de fabricação. A iniciativa vai contra todas as medidas tomadas no Brasil, que procuram deixar as pessoas com mais dinheiro para consumir


O governador José Serra (foto) quer mudar os critérios de cobrança e aumentar o IPVA dos carros com mais de dez anos, para faturar mais R$ 8,8 bilhões em cima do bolso dos paulistas.

A iniciativa vai contra todas as medidas tomadas no mundo contra a crise de agiotagem, que procuram deixar as pessoas com mais dinheiro para consumir.

A facada visa unificar o cálculo do IPVA de veículos zero até os com 20 anos de fabricação.

A lei atual estabelece que, para veículos de 11 a 20 anos, a base de cálculo é 90% do valor venal do carro conforme o ano de fabricação.

Para os de até dez anos, o governo faz, por meio da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), pesquisa para avaliação do preço médio de mercado.

Mesma tabela
Agora, o governo estadual propõe que haja uma tabela com o valor de mercado de todos os veículos com até 20 anos de fabricação.

O deputado estadual Roberto Felício (PT) apresentou emenda para que as regras permaneçam como estão hoje.

“Com o projeto, Serra vai onerar ainda mais pelo menos cinco milhões de proprietários de carros e fazer com que o IPVA de São Paulo permaneça o mais caro do País”, denunciou Felício.