Saiba Mais – O que as crianças ensinam

“Ninguém sabe andar na rua como as crianças. Para elas, é sempre uma novidade, é uma constante festa… Sair à rua é para elas muito mais do que sair à rua. Vão com o vento… não se defendem dos olhares das outras pessoas e nem sequer, em dias escuros, a tempestade se reduz, como para gente crescida, a um obstáculo que se opõe ao guarda-chuva. Abrem-se à aragem… Vão com a mãe à loja, mas apesar disso vão muito mais longe”.
Quando refletimos sobre o que diz o poeta Ruy Belo e juntamos com nossas experiências cotidianas, percebemos com clareza que, de fato, as crianças têm muito a nos ensinar.
Em outubro passado, tivemos o lançamento da campanha Educação Intercultural e Diversidade – protagonismo infantil juvenil com enfoque na educação intercultural.
Entre os participantes da plataforma no Brasil está o Centro Cultural Solano Trindade que desenvolve trabalhos sociais com crianças e adolescentes.
Na ocasião, foi realizado um debate com a participação do mexicano Gerardo Suárez que buscou desenvolver o tema da campanha a partir da seguinte perspectiva: É preciso que em nossos trabalhos sociais possibilitemos que os atores e sua diversidade sejam respeitadas. Para tanto, é preciso mais do que falar por eles. É preciso que eles ocupem seu papel protagonista. Que participem das decisões que dizem respeito às suas vidas.
Transformar socialmente implica o reconhecimento de relações construídas numa cultura autoritária cuja marca central é a desigualdade. Aponta o sentimento de propriedade como o que alimenta a hierarquia nas relações: dos brancos em relação aos negros, dos homens em relação às mulheres e dos adultos em relação às crianças. E nos chama a atenção: de todas as formas de opressão, talvez esta última encontre ainda o maior nível de resistência para sua superação.
Cada uma de nossas casas pode representar espaços de construção de uma outra realidade.

Departamento de Formação