Sistema S vai ampliar vagas gratuitas

 Mais cursos gratuitos e profissionalizantes

O presidente Lula assinou decreto que aumenta o número de vagas gratuitas nos cursos profissionalizantes no Sesi, Senai, Senac e Sesc, destinadas a alunos e trabalhadores de baixa renda, empregados e desempregados.
As quatro entidades vão ampliar os cursos de forma gradual até 2014, quando Senai e Senac terão de investir neles dois terços de suas receitas.
O ministro da Educação, Fernando Haddad, disse que a ampliação da gratuidade e dos cursos será importante para atender os jovens que não têm acesso à universidade.
“Pouca gente se preocupa com aqueles que não têm acesso à educação superior e precisam de educação profissional. Este acordo é uma resposta aos 75% dos jovens que não têm acesso à universidade”, disse ele.
O ministro do Trabalho, Carlos Luppi, lembrou que existem um milhão de vagas de empregos não preenchidas por falta de qualificação profissional. “O desafio é qualificar quem não tem emprego.Temos seis milhões de pessoas recebendo seguro desemprego e elas têm de ser qualificadas”, avisou ele.
O acordo foi feito depois que o governo federal pensou em criar um fundo para disciplinar os recursos do Sistema S, que neste ano vai arrecadar entre R$ 7 e R$ 8 bilhões.