Lula é melhor que FHC

Reportagem da revista Carta Capital da semana passada mostra que o governo Lula é melhor que as duas gestões do ex-presidente FHC, a partir da comparação de 100 indicadores de desempenho governamental.

A pesquisa foi organizada pelo cientista político Wanderley Guilherme dos Santos, que dividiu os indicadores em três categorias: economia, produção e social.

Para Wanderley, “o desempenho do primeiro biênio do governo Lula foi largamente superior ao desempenho dos dois mandatos de FHC”.

A pesquisa aponta que, comparando os dois primeiros anos de Lula com os dois primeiros anos do primeiro mandato de FHC, Lula foi superior em 56 áreas de atuação contra 44 de FHC.

É a primeira vez que existe um conjunto de informações tão grande para comparação de governos.

Social melhor

Segundo o levantamento, dos 16 itens na categoria social, Lula supera FHC por 10 a 6. O desempenho do governo Lula é bem superior em pontos como maior salário real médio e na manutenção nos preços do pão francês e do botijão de gás. Também ganha em relação ao número de famílias assentadas e  no custo da cesta básica.

Economia deslancha

Na categoria economia, a administração de Lula é melhor na balança comercial (mais exportação que importação), nos bens de capital (investimentos em produção) e na contribuição da formação do PIB – Produto Interno Bruto.

A pesquisa mostra ainda que Lula leva vantagens sobre FHC na diminuição da dívida interna e na relação da dívida líquida com o PIB. FHC foi melhor na arrecadação de impostos sobre a produção e Lula vence na diminuição dos índices de inflação.

Produção maior

No capítulo da produção, FHC ganha na taxa de juros de longo prazo, mas a taxa Selic (a de uso na economia) favorece Lula.

O governo FHC foi melhor na produção de bebidas e nas vendas de máquinas agrícolas, enquanto Lula ganha na produção de caminhões e em máquinas e equipamentos.

No item desemprego, o governo de Fernando Henrique supera largamente o de Lula nos dois biênios. Foi na gestão de FHC que pala primeira vez na recente história brasileira o desemprego superou a marca de 10%.

Balanço

Na comparação entre os dois primeiros anos de Lula com os dois primeiros anos do segundo mandato de FHC, a vantagem de Lula aumenta para 59 resultados favoráveis, contra 40 e um empate.

Na média geral, o desempenho de Lula é superior ao dos dois mandatos de FHC em 64 dos 100 indicadores comparados.