Um Acordo Histórico

As propostas dos trabalhadores da indústria automotiva e a proposta de acordo firmada em fevereiro de 1993

Um acordo histórico. É este o sentido da proposta de acordo assinada na Câmara Setorial da Indústria Automotiva. Pioneiramente na história do país, trabalhadores e ipresários negociaram uma política salarial de longo prazo, prevendo recuperação da renda dos trabalhadores e um plano de metas para o setor.

Destaca-se ainda um outro aspecto fundamental: de modo inusitado, nós, trabalhadores, demonstramos a maior preocupação com os destinos do Estado e da economia.

É isso que os textos publicados neste trabalho revelam. Na discussão sobre a redução do IPI, por exemplo, fomos nós, trabalhadores Metalúrgicos do ABC, que apresentamos a proposta mais amarrada e mais conseqüente.

Infelizmente, ela acabou não passando. Mas é importante que fique registrada, da mesma forma que outras propostas formuladas pelos trabalhadores, dentro da nossa concepção sindical, que alia a defesa intransigente dos interesses dos trabalhadores ao sindicalismo propositivo. Infelizmente, muitas delas acabaram não saindo do papel. É o caso das propostas para resolver a crise do setor de caminhões, ônibus e equipamentos agrícolas, que também acabaram reduzidas no Acordo a linhas de financiamento oficiais.

De qualquer forma, as principais idéias e debate na Câmara Setorial da Indústria Automotiva estão registradas neste caderno. Sua veiculação, seguramente será uma contribuição à democratização do debate sobre uma política industrial para o país e para o movimento sindical brasileiro.

Formato: 14cm x 21cm
Nº páginas: 37
Data de publicação: junho de 1993
2ª edição
Valor para Sócio do Sindicato R$ 5,00
Valor para Não Sócio: R$ 7,00

DIEESE | Publicações | Instruções | Pedido