Primeiro Emprego: Desafio agora é envolver empresários

Dados do Ministério do Trabalho mostram que 47% dos desempregados no Brasil são jovens entre 16 e 24 anos. Por isto o Programa Primeiro Emprego é prioridade.

De acordo com Carlos Alberto Gonçalves, o Krica, diretor responsável pelo programa no Sindicato, o desafio agora é envolver e responsabilizar os empresários no sentido de criarem oportunidade de trabalho aos jovens carentes.

No ABC, 992 jovens de famílias carentes já estão em treinamento. Todos receberão 446 horas de aula. A Unisol, entidade que reúne as cooperativas de produção apoiadas pelo Sindicato, participa da iniciativa dando aulas de eletricidade (na Regional Diadema) e plástica (na Plasticooper) para 150 jovens. Todos recebem ajuda de custo de R$ 150,00 mensais.

“A concepção do projeto é boa ao potencializar as ações das entidades através do consórcio da juventude que reúne 13 organizações especializadas em jovens na região para tocar o projeto”, diz Krica.

Ele entende que a oportunidade de emprego formal ao jovem de baixa renda dada pelo governo federal está chamando a sociedade para um debate necessário. “Agora precisamos envolver as empresas neste debate porque a responsabilidade é de todos, inclusive do empresário”, conclui Krica.