Educação é o que liga
E aí galera…
Mandamos muito bem no 4º Congresso que rolou mil graus para a Juventude Metalúrgica. Primeiro, pela expressiva participação de jovens. Do total de delegados, 15% se declararam jovens. Segundo, porque engatamos um papo muito sério sobre educação que chegou na campanha salarial. A galera da categoria mostrou que está muito preocupada com seu futuro, com sua inserção no mercado de trabalho e que a luta sindical tem muito a contribuir com isto. O primeiro passo é diminuir a distância que existe entre a juventude e o Sindicato. O Congresso constatou que o jovem ingressa muito cedo no mercado de trabalho, interrompe sua formação e trabalha em condições precárias. Tudo isso dificulta sua participação e não o estimula a se tornar um sujeito ativo na luta por seus direitos.
Saca só algumas das idéias sobre juventude que rolaram no Congresso:
Universidade pública
A verba está reservada, o ABC é um dos centros do movimento popular e sindical, então vamos a luta e começar uma campanha permanente pela Universidade Pública no ABC.
Formação política
O Sindicato deverá desenvolver cursos de formação política para os jovens.
Pesquisa
Devemos nos conhecer, saber o que queremos da vida e do Sindicato. Então deveremos realizar pesquisa para traçar o nosso perfil. A pesquisa vai orientar as nossas ações.
Estamos aqui
A agenda de todos os representantes sindicais deverá levar em consideração as questões da juventude, e o Sindicato deverá criar novos espaços de convivência como estímulo à nossa participação na vida sindical.