Metalúrgicos da Mercedez aprovam contratação e sábados adicionais

Os metalúrgicos da Mercedes Benz realizaram assembléia hoje para falar sobre a contratação de novos trabalhadores e aprovar jornada de mais cinco sábados adicionais de produção.

Este ano, por conta dos contratos de exportação de motores e caminhões para os EUA e Alemanha, a Mercedes Benz já contratou 309 metalúrgicos, sendo 183 em fevereiro e 126 em junho. Além disso, em junho os trabalhadores concordaram em trabalhar em seis sábados adicionais de produção.

Agora, com novos contratos de exportação firmados com países como Nigéria e Cuba, os trabalhadores negociaram com a empresa o trabalho em mais cinco sábados adicionais de produção, com pagamento de hora extra a 100% no dia 20 de agosto, feriado que comemora o aniversário de São Bernardo do Campo. Além disso, o Sindicato dos Metalúrgicos do ABC cuja política é combater o excesso de horas extras, negociou a contratação de mais 150 trabalhadores.

Na assembléia, a categoria aprovou por unanimidade as contratações e o trabalho em mais cinco sábado adicionais.

Em seu discurso, o presidente do sindicato, José Lopez Feijóo, parabenizou os trabalhadores pela importante conquista. “É um momento diferente e importantíssimo e vocês merecem parabéns por terem lutado por essas contratações. São 460 contratações este ano e isso gera centenas de empregos em toda a cadeia produtiva. O Brasil precisa de crescimento econômico. E muitos de nós estamos lutando por isso.”

” Para conseguir modernizar o sistema de transporte coletivo e renovar a frota, a prefeitura de São Paulo brigou com vários setores – de empresários ao sindicato dos motoristas. Conseguiu e, com isso, a Mercedes está vendendo mais. Isto porque, ônibus vendidos pela montadora são equipados com motor Euro 3 que emitem menos poluentes. Nós estamos lutando para implantar o MODERCARGA. O programa está travado porque algumas montadoras não querem discutir contrapartidas sociais essenciais para os trabalhadores, como foi garantido agora com o decreto de redução de IPI.”

Feijóo ressaltou ainda que “Enquanto na Volks estamos fazendo protestos diários, aqui anunciamos contratações. Isso é uma vitória da nossa luta, da luta de todos vocês”.

Dados:

A Mercedes Benz tem 9,3 mil trabalhadores. A linha de montagem e a usinagem já estão trabalhando em três turnos há alguns meses por causa dos contratos de exportação de caminhões e motores para Alemanha e Estados Unidos. A linha de montagem trabalha das 05h45 às 15h00; das 15 as 22h e das 23h58 2 as 06h, de segunda a sexta; a usinagem de motores das 5h45 às 13h45; das 13h45 às 21h45 e das 21h45 às 5h45 de segunda a sábado. E a administrativa das 07h45 às 17h00 de segunda a sexta.

Marize Muniz
Assessoria de Imprensa
F: (11) 4128-4200 – Ramal 4253
(11) 4127-3776