Propostas da Juventude para o 4º Congresso
Vão rolar neste final de semana as plenárias finas do 4º Congresso dos Metalúrgicos do ABC. Estamos participando e intervindo ativamente nas discussões que estão rolando, quando propomos políticas para mobilizar a juventude e reivindicar o que os jovens no chão da fábrica trazem. Durante as plenárias que rolaram no decorrer do mês, a Juventude Metalúrgica tirou as seguintes propostas:
1. Desenvolver cursos de formação política e sindical básica para jovens e formar novos quadros.
2. Realização de pesquisa para traçar o perfil do jovem metalúrgico (expectativas na evolução de cargo e salário, educação, em relação ao Sindicato etc.);
3. Que faça parte da agenda de cada representante sindical as questões da juventude, garantindo ao menos um jovem de sua base participando na Juventude Metalúrgica;
4. Publicação de jornal trimestral específico da juventude, a fim de aprofundar as questões relacionadas ao jovem trabalhador.
5. Que seja ampliada a estrutura física na Sede do Sindicato destinada aos grupos temáticos, pois a mesma não atende a todos os grupos.
6. Que o Sindicato encaminhe para a Campanha Salarial a reivindicação de subvenção ao estudo, para que as empresas não possam restringir o curso superior apenas à função exercida pelo trabalhador e sim pelas atividades existentes dentro das empresas.