Basta!!

Ontem foi o Dia do Basta. Os trabalhadores brasileiros aproveitaram o Dia do Trabalhador Rural para protestar contra várias situações vividas nesses últimos tempos, todas elas provocadas por uma elite dominante, com respaldo governamental (seja federal, estadual ou municipal), sempre em prejuízo da maioria da população. Aproveitamos também a oportunidade para dizer alguns “Bastas”.

Basta de juízes “Nicolau”, que mancham o judiciário trabalhista, com atitudes criminosas como o desvio de verbas, dando vida a vozes conservadoras e golpistas que sempre tiveram a intenção de acabar com a Justiça do Trabalho.

Aliás, Basta de corrupção.

Basta de empresários inescrupulosos e gananciosos, que querem enriquecer a custa de flexibilizar direitos e conquistas históricas da classe trabalhadora, como a tentativa de retirar os direitos sociais do artigo 7º da Constituição.

Basta, também, de ataques à nossa convenção coletiva de trabalho, por ocasião da data base, principalmente quanto à cláusula de estabilidade no emprego ao acidentado e doente profissional.

Basta de enrolação toda vez que queremos discutir uma nova organização sindical, sem unicidade e contribuição obrigatória. Queremos modernizar as relações de trabalho, com a implantação do contrato coletivo.

Basta de desemprego. O empresariado tem que ter consciência de que a busca de maior competitividade não pode se dar com a extinção de postos de trabalho.

E por falar nisso, Basta de tão extensa jornada de trabalho. E Basta de horas-extras também. É comum as empresas correrem da discussão de redução de jornada, mas exigirem a prática de trabalho extraordinário, impedindo a abertura de novas vagas.

Basta, ainda, de violência urbana e rural. Basta de fome. Reforma agrária já.

Departamento Jurídico