E essa tal Internet…

O telégrafo, o telefone, o telex, o fax, a Internet…
Esta evolução nos meios para a troca de informação tem possibilitado, cada vez mais, que as distâncias sejam encurtadas (“virtualmente”) e os tempos necessários para a troca de informações sejam reduzidos (tempo real – “on line”).

Hoje, a Internet tem possibilitado que as pessoas do mundo todo troquem informações, façam pesquisas sobre os mais variados temas, vendam e comprem diversos produtos e serviços com extrema rapidez e facilidade. Mas, o que é essa tal de Internet?

Ela nasceu em 1969, nos Estados Unidos, inicialmente interligando os computadores dos laboratórios de pesquisas. Com a chamada guerra fria vivida neste período, a idéia da rede foi adotada no sentido de permitir que ela continuasse operando, mesmo que alguns de seus pontos sofressem danos.

Uso comercial – Assim, esta rede, após sua liberação em 1987 para utilização comercial nos EUA, passou a interligar todos os computadores do mundo, tornando-se uma “moda” a partir de 1992. No Brasil, a exploração comercial da rede foi liberada em 1995.

Como funciona a Internet? Ela é organizada exatamente na forma de uma rede, onde os usuários se ligam a um dos nós (provedores), que por sua vez se ligam a outros provedores da região, do estado, do país e de outros países, permitindo uma rápida troca de informações.

Isto pode significar uma maior facilidade de acesso e democratização da informação, mas somente para quem tem um computador, uma linha telefônica e um provedor, infelizmente.

Subseção Dieese