ISO 9000

Com a abertura econômica, a partir de 1990, as empresas brasileiras inseridas no comércio exterior e as que competiam com empresas internacionais, viram-se diante da necessidade de obter o certificado ou se adequar à ISO 9000. Esta série de normas de gestão e garantia da qualidade, que leva a sigla da Organização Internacional para a Normalização (em inglês, International Organization Standardization), está em vigor desde 1987. Seu objetivo é a uniformização das informações e procedimentos quanto à qualidade do produto, processo e serviços prestados pelas empresas dos países-membros.

São ao todo quatro as normas que compõem a série ISO: ISO 9000 (guia de referência para seleção e utilização da norma apropriada); ISO 9004 (guia para implementação de um programa de qualidade total); ISO 9001 (modelos para a garantia da qualidade em projetos/ desenvolvimento, produção, instalação e assistência técnica); ISO 9002 (produção e instalação) e ISO 9003 (inspeção e ensaios finais).

No Brasil, os números acumulados de certificados emitidos têm sido crescente:

1990 18
1991 17
1992 61
1993 129
1994 370
1995 353
1996 636
1997 892
1998 1236
1999 1455

Fonte: Informativo do Comitê Brasileiro da Qualidade, nº 5, 21/12/1999.

Mas, vale destacar que a qualidade deve significar também a satisfação dos trabalhadores através de sua valorização e da melhoria do processo e das condições de trabalho.

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