Cartilha da ONU destaca direitos da mulher e prevenção ao HIV/AIDS
Com o objetivo de auxiliar as mulheres vítimas de violência, bem como todas as pessoas que queiram atuar no enfrentamento à violência feminina, o portal da Agência da Organização das Nações Unidas para Refugiados (ACNUR) publicou a cartilha “Direitos da Mulher, Prevenção à Violência e ao HIV/AIDS”.
A publicação busca informar as mulheres sobre as diversas situações de violência de que podem ser vítimas e como se prevenir e buscar ajuda. Também explica os direitos sexuais e reprodutivos, formas de prevenção ao HIV/AIDS e a outras doenças sexualmente transmissíveis.
É notório o fato de que infelizmente, a violência contra a mulher atinge tanto o ambiente interno quanto externo da família e não se restringe à pratica de agressão física. Existe também a violência psicológica, moral, patrimonial e sexual, que igualmente precisam ser combatidas.
A violência sexual pode ocasionar gravidez indesejada e abortos espontâneos, aumentando o risco de infecção por doenças sexualmente transmissíveis e pelo HIV.
Clique aqui e veja a íntegra da cartilha – Direitos da Mulher, Prevenção à Violência e ao HIV/AIDS.
Do Diap, via CUT Nacional