Bancos de leite têm queda no estoque
Os três bancos de leite humano do Grande ABC estão com o estoque abaixo do necessário. Isso porque se aproxima o período de férias, no qual as doações chegam a registrar queda entre 15% e 30%.
O banco do Hospital Estadual Mário Covas, em Santo André, teve 12 doadoras fixas em novembro contra 25 em outubro. A situação é preocupante, pois tradicionalmente o contingente de doadoras cai cerca de 30% entre dezembro e janeiro. “Atualmente trabalhamos somente com o leite necessário para atender a demanda dos bebês internados, com pouca reserva. É importante aumentar a coleta porque o período de férias se aproxima e muitas mães viajam, deixando de contribuir”, alertou a responsável pelo banco de leite, Adriana Piva Lach.
No Hospital da Mulher, também em Santo André, o estoque está com volume de aproximadamente 80 litros de leite. São necessárias 100 mulheres para manter esse nível de leite humano, mas durante as férias há queda de 15% no número de doações.
O HMU (Hospital Municipal Universitário), em São Bernardo, sente a queda no número de doadoras e no volume de leite com a proximidade do fim do ano. Em agosto de 2010 foram arrecadados 233 litros de leite, e em outubro o número caiu para 200, queda de 15%. O número de doadoras passou de 115 para 99 no mesmo período. Por conta da queda, o banco atendeu 12 bebês a menos no mês de outubro em relação a agosto.
Interessadas em contribuir devem estar amamentando crianças de até 6 meses e ter leite em excesso. No Mário Covas, a mãe deve ligar para o telefone (11) 2829-5021 e solicitar a visita de uma técnica em nutrição, que pedirá exames e avaliará o leite que será doado. No HMU, as potenciais doadoras podem ligar para o telefone 4365-1480, ramal 203. No Hospital da Mulher, o telefone para informações é 4478-5048.
Do Diário do G. ABC