Lei da Mordaça: a volta da censura

Triste fim de governo esse de Fernando Henrique Cardoso. Como se já não bastasse o projeto de lei que tenta retirar os direitos trabalhistas da CLT, atualmente aguardando votação no Senado, novamente volta à ordem do dia a tentativa de impedir que as investigações de escândalos que envolvam dinheiro público venham ao conhecimento do povo.

A chamada Lei da Mordaça foi proposta pelo governo federal, ainda no ano passado, para impedir que o Ministério Público, principalmente os procuradores Luiz Francisco de Souza e Guilherme Shelb, viessem a divulgar os fatos nebulosos que rondavam o “esquema EJ”. Lembremo-nos.

EJ são as siglas do nome de Eduardo Jorge, um dos principais assessores de FHC, que traficava influência em várias áreas do poder federal, tendo se envolvido diretamente com o Juiz Lalau no escândalo do fórum trabalhista de São Paulo.
Pois o projeto de FHC tentava, a todo custo, calar essas vozes, proibindo declarações a respeito de fatos investigados, varrendo para debaixo do tapete a sujeira palaciana que toda a sociedade brasileira queria conhecer.

Censura – Não podemos deixar que a censura volte. Não fosse a atuação de profissionais competentes como aqueles procuradores, com a colaboração de boa parte da imprensa, jamais saberíamos de escândalos como a compra de votos para a reeleição, o Proer, os casos de corrupção e o próprio “esquema EJ”.

Para o bem do País, essa Lei da Mordaça não pode passar. Cabe a nós impedir a volta da censura, dando apoio a quem nos defende dos abusos governamentais.

O governo FHC já vai tarde. Que venha logo o governo Lula.

Desejamos a todos boas festas e um 2003 repleto de realizações e de conquistas.