Educação: compromisso com o desenvolvimento

Nas colunas das semanas anteriores abordamos o tema da educação, tentando apontar as principais questões relacionadas a esse direito fundamental.

Nosso foco tem sido o destaque de princípios e objetivos que deveriam nortear a formulação e implementação de políticas públicas para a área.

Todas as questões tratadas até agora apontam para uma relação fundamental entre educação e desenvolvimento.

Do ensino fundamental ao ensino superior, cujo acesso deve ser democratizado pela ampliação da rede pública de qualidade, o compromisso da educação deverá ser o de contribuir para a superação da estrutura social desigual da sociedade brasileira.

>> Superação das desigualdades e combate à discriminação

Para que a educação cumpra seu papel em relação a este objetivo histórico não basta formar profissionais tecnicamente qualificados para o mercado de trabalho.

É fundamental que a formação humanística por eles recebida na escola os leve a desenvolver uma consciência crítica em relação às contradições da sociedade brasileira, principalmente em relação a seu caráter excludente.

Esperamos que os egressos da rede de ensino sejam cidadãos e cidadãs movidos pelo compromisso ético e político de combater a fome, a pobreza, e de não aceitar como natural a discriminação de gênero, raça ou outras formas de discriminação que marginalizam segmentos importantes da população brasileira da convivência social, do acesso à cultura e da participação política.

Departamento de Formação