O pedágio nos centros

O prefeito de Londres, Ken Livin-gstone, está lançando um plano polêmico de cobrança de pedágio para quem desejar circular no centro londrino, entre 7h e 18h30. O objetivo é reduzir em até 15% os congestionamentos e a poluição. A princípio, excluíria-se ônibus, táxis, motos, transportes escolares, ambulâncias e carros de portadores de deficiência.

Congestionamento e poluição são problemas crônicos que tendem a se agravar nos próximos anos em função do crescimento da produção de veículos e da frota em circulação no mundo. Entre 1989 e 1998, a frota mundial subiu de 557 milhões para 697 milhões de veículos. Ou seja, em dez anos, foram “incorporados” mais 140 milhões de veículos para dividir o já escasso espaço público das ruas e estradas. Mais ainda: tendo em vista que anualmente as montadoras de veículos produzem e vendem nada menos que cerca de 55 milhões de veículos, que se juntam aos antigos, estima-se que a frota alcançará 1 bilhão de veículos em 2015.

Tudo isto tem levado muitas cidades, em diversos países, a restringir o número de veículos nos centros urbanos, seja por meio de pedágios ou rodízios. Londres não é a primeira. Outros exemplos são os de Cingapura, Amsterdã, Oslo, Cidade do México, Paris e Roma.

No entanto, planos como esse do prefeito de Londres costumam gerar muitas críticas, porque trazem apenas o lado da penalização do consumidor. Além de interferir no hábito e nas finanças das pessoas, vai ser difícil que os governos não deixem de ver nos pedágios uma importante fonte de arrecadação, como já se verifica com as multas.

Defendemos que pedágio e rodízio sejam, necessariamente, associadas com medidas de melhoria no transporte público, no desenvolvimento de novos motores (elétricos, por exemplo) e políticas de educação ambiental. Outro programa necessário é o da Renovação e Reciclagem da Frota de Veículos, que este Sindicato vem propondo há alguns anos. Infelizmente, um ano inteiro (1999) de discussões e aperfeiçoamento das propostas não fizeram convencer o Governo FHC das suas vantagens.