Horário de verão
Nos próximos quatro meses vamos conviver com o horário de verão. Conheça algumas conse-quências dessa mudança na sua vida.
A mudança de apenas 1 hora causa muitos problemas – Os seres humanos possuem um relógio biológico próprio, com hábitos diurnos e períodos de sono noturno. Também temos características individuais que são determinadas geneticamente, ou por hábitos e costumes. São elas que vão determinar a pior ou melhor adaptação à mudança de horário.
Muitas pessoas demoram algum tempo para se adaptar – Pessoas matutinas, que gostam de deitar e acordar mais cedo, se adaptam mais depressa do que aquelas que preferem dormir e acordar mais tarde.
Aquelas que trabalham durante o dia e estudam à noite também sofrem mais. O mesmo acontece com os mais idosos e com quem já têm problemas com insônia.
É comum ficar mais cansado e sonolento no horário de verão – Com a mudança do horário dormimos menos tempo pois demoramos mais para adormecer. No verão, nossa qualidade de sono é pior. Assim, é comum sentirmos mais cansaço, principalmente após o almoço.
Uma soneca é legal – Sempre que puder aproveite para uma soneca nesse horário, pois 15 minutos de sono vão deixá-lo mais disposto.
Algumas empresas dispõem de redes para esse fim, mas o melhor é que elas fiquem fora da área de produção.