Prensa boa é prensa protegida
Convenção tripartite para proteção de prensas, galvano-plastias e injetoras de plástico será assinada amanhã em São Paulo e entra em vigor após 60 dias.
Acidentes exigiam providência
O grande número de mutilações produzidas pelos acidentes de trabalho exigiam providências e criaram o clima de negociação entre empresários, trabalhadores e governo. Apenas no Estado de São Paulo, três trabalhadores são feridos gravemente todos os dias, a maioria em prensas de engate por chaveta.
Construindo o acordo
Foi um ano de muito trabalho para se chegar ao texto final que é fruto de consenso, vale por dois anos, pode ser renovado e aperfeiçoado. Poderá ser incorporado à legislação, valendo para todo o Brasil.
Avanço é grande
Será obrigatória a proteção de todas as partes móveis das prensas por engate e chaveta, impedindo o acesso das mãos às áreas de prensagem. Pinças só serão permitidas nas operações a quente. A fabricação e comercialização desse tipo de máquinas e o uso de puxadores de mãos estão proibidos.
Agora depende de todos nós
Os trabalhadores e sindicatos farão parte da comissão de controle do programa. A Delegacia Regional do Trabalho passa a ter uma base legal para punir os infratores e a vigilância sanitária poderá contribuir na fiscalização. Além disso, são obrigatórias a formação e capacitação dos trabalhadores.