Qualidade de quê?

Qualidade de quê?
Qualidade é uma das principais estratégias das empresas para ganhar competitividade no mercado globalizado. Só que essa qualidade não tem quase nada a ver com o produto. Ela se refere à qualidade no processo produtivo evitando perdas de todos os tipos, como retrabalho e estoques, acidentes, entre outras coisas.

Qualidade e competitividade
Fica claro que ter programas de qualidade na empresa significa investir em redução de custos na produção, proporcionando preços mais competitivos e maior lucratividade. Esses investimentos em cursos, programas de treinamento, envolvimento e comprometimento dos trabalhadores com as metas de qualidade da empresa aumentam o trabalho individual das pessoas e reduzem custos, gerando ganho de produtividade.

Dourando a pílula
Para abrandar essa realidade, as empresas usam cada vez mais o discurso da “qualidade de vida no trabalho”. Aí, incluem nas palestras e treinamentos temas como ginástica laboral, programas alimentares, higiene pessoal, educação sexual, campanhas contra o tabagismo e dependência química. Quase nada investem em programas de segurança, proteção de máquinas e melhoria nas condições de trabalho.

Para pensar até a semana que vem:
Será possível melhorar a “qualidade de vida dos trabalhadores” aumentando a carga individual de trabalho?