Saúde: Alimentação, trabalho e saúde
Assunto da moda – O tema alimentação virou moda, sempre ligado à saúde e ao bem estar das pessoas. No entanto, é difícil mudar hábitos, padrões culturais e familiares que geralmente se somam às preferências pessoais e condições sociais.
Trabalhando na era da mecatrônica – Para a maioria dos metalúrgicos, houve uma mudança radical do trabalho. A melhoria das máquinas e ferramentas diminuiu o uso de força física e aumentou a responsabilidade, o trabalho mental e a necessidade de qualificação. Novas formas de trabalhar eliminaram o tempo livre e as pausas para descanso, aumentando o ritmo.
Alimentação do tempo da marreta – Para esse novo trabalho é conveniente uma nova alimentação. Não se justifica mais ingerir grandes quantidades de gordura. Feijoadas, rabadas, carnes gordas e linguiças fornecem muita gordura e uma quantidade de calorias que não será utilizada, refletindo em aumento do peso, da pressão arterial, do colesterol e desarranjos digestivos, principalmente em dias quentes e durante a jornada de trabalho.
Comer melhor para viver melhor – Uma dieta diária para um homem adulto deve estar entre 2500 e 3500 calorias, dependendo dos níveis de atividade, e deve ser equilibrada, com quantidades pequenas de gorduras preferencialmente de origem vegetal, carboidratos, proteínas vegetais e animais, vitaminas, sais minerais e muita fibra, distribuídas em cinco refeições ao longo do dia.
Na semana que vem, retornaremos ao assunto com outras dicas sobre alimentação.