Saúde, Trabalho e Vida
Nas últimas duas semanas comentamos as dificuldades dos trabalhadores em discutir a sua saúde e também o seu trabalho, deixando para as empresas as decisões sobre esses assuntos. Elas acabam por determinar a vida que teremos durante os anos de trabalho e após a aposentadoria, na nossa velhice.
Vida louca, vida breve – Pensar em como poderá ser nossa vida daqui há dez ou vinte anos é uma questão que angustia a maioria das pessoas. Trabalhamos por uma boa aposentadoria, lutamos para fazer uma poupança e ter uma renda que nos possibilite viver com um certo conforto.
Por que não fazemos o mesmo com a nossa saúde, cuidando do que comemos, de como vivemos e, principalmente, como trabalhamos e a que perigos o nosso trabalho nos expõem?
Nossa saúde não pertence ao destino – Da mesma forma que uma fatalidade pode arruinar nossas finanças, pode também arruinar a nossa saúde. Isso, porém, não nos dá o direito de não termos planos para o futuro.
Desde agora temos que cuidar da nossa vida, ao invés de deixar que as empresas determinem se seremos hipertensos, estressados, surdos, lesionados etc.
Infelizmente isso já está acontecendo. As empresas já decidem onde iremos morar, o que iremos comer, onde nossos filhos irão estudar e o que serão no futuro. Trazem nossa família para dentro da fábrica para mostrar que fazem tudo certo pois sabem o que é melhor para nós.
Vida… eu é que vou te levar – Abra os olhos e a mente. Tome em suas mãos as rédeas da sua vida enquanto você ainda tem forças e vontade para escolher os seus caminhos.
Comissão de Saúde, Condições de Trabalho e Meio Ambiente.