Acidente nas mãos

Um dos temas do momento são os acidentes nas mãos, objeto de campanhas preventivas, palestras de conscientização, SIPATs e outras formas de jogar conversa fora sem ir ao centro do problema.

Mãos usadas como ferramenta – A maior parte do nosso trabalho é feito com o uso das mãos, seja para acionar comandos, ferramentas, dispositivos, seja como meio de produção, para alimentar máquinas, posicionar peças, fazer inspeção de superfícies. As mãos são usadas até como a própria ferramenta, fazendo papel de pinça, martelo, alicate etc.

Não é por falta de atenção – Mais da metade de todos os acidentes de trabalho na região metropolitana de São Paulo dizem respeito a ferimentos nas mãos provocados por máquinas sem proteção.

É preciso entender que esses acidentes não ocorrem por falta de atenção, de treinamento, de expe-riência, de comportamento seguro ou qualquer outro fator individual do trabalhador.

Principal motivo é a falta de proteção – As verdadeiras causas desses acidentes são o descaso e a ganância das empresas. Máquinas que permitem o acesso das mãos por falta de proteção das partes móveis são responsáveis por nove em cada dez acidentes.

Outras causas são a falta de manutenção, gambiarras e adaptações caseiras de baixo custo, projetos tecnologicamente ultrapassados, ritmo alto e muita pressão por produção.

A decisão é nossa – Agora é preciso decidir o que fazer. Vamos enfrentar essa discussão ou simplesmente deixar tudo como está?

Comissão de Saúde, Condições de Trabalho e Meio Ambiente