Cursinho pré-vestibular: Aumenta número de aprovados
Com 36 alunos aprovados até agora nos vestibulares que estão sendo realizados, o Núcelo Grande Otelo do curso pré-vestibular da Educafro, que funciona na Regional Diadema, já possibilitou o acesso de 80 pessoas a cursos superiores em três anos de funcionamento.
O pré-vestibular é destinado a alunos carentes, que cursaram as escolas públicas, mas acabam sendo excluídos das faculdades, principalmente as públicas.
“O cursinho é ótimo”, disse Heloísa das Dores Lages, que neste ano vai estudar Relações Públicas na Metodista. Ela elogiou o empenho dos professores e coordenadores, todos voluntários, e avisou que passará a ser também uma das voluntárias: “Vou trabalhar lá. Quanto mais gente nesse projeto, melhor para todos”.
Outra aluna, Veridiana Lima dos Santos, também fará a Metodista, no curso de Jornalismo.
“O cursinho foi muito bom, com boa didática e bons professores. Só assim para recuperar a educação defasada que tive na escola estadual”, disse ela.
Veridiana elogia a Educafro, que há anos abre frentes de luta para colocar o negro na faculdade pública.
Veridiana não conseguiu passar na Fuvest e disse que no próximo ano vai tentar novamente. “Para estudar na escola particular, só com bolsa”, comentou.
Vagas para desempregados – Segundo o diretor do Sindicato Francisco Duarte de Lima, o Alemão, o funcionamento de um núcleo da Educafro na Regional Diadema faz parte da proposta de um Sindicato também voltado às necessidades de educação dos trabalhadores.
Neste ano, o Núcleo Grande Otelo vai abrir vagas para 108 alunos, sendo que 30% delas são destinadas para trabalhadores desempregados.
Inscrições já estão abertas – As inscrições ao Núcleo Grande Otelo vão até o dia 31 de janeiro. Elas devem ser feitas das 13h às 17h e das 18h30 às 21h durante a semana, e das 8 às 18h nos sábados.
O interessado deve levar xerox da identidade. Se o aluno for sócio do Sindicato deve levar xerox do holerite e caso trabalhe nas cooperativas da Unisol deve levar o cartão de cooperado.
A seleção para admissão ao curso leva em conta a avaliação sócio-econômica do candidato.
A inscrição custa R$ 7,00 mais um quilo de alimento não perecível e deve ser feita na Regional Diadema, na Rua Encar-nação, 270, Piraporinha.
As aulas acontecem das 8h às 20h aos sábados e das 8h ao meio-dia nos domingos.