Moferco: Vigília para garantir direitos

Os trabalhadores na Moferco, em Diadema, estão em vigília dentro da fábrica desde 17 de dezembro, numa última e desesperada tentativa de garantir seus direitos.

São cerca de 70 companheiros que não recebem salários desde novembro, 13º e férias. Há quatro anos que a fábrica não deposita FGTS e não recolhe INSS. Nos últimos dois anos também não pagava salários com regularidade. Na maior cara de pau, o patrão, Gerson Luiz Rentes, disse que quer demitir todos e que “vão à justiça procurar seus direitos”. A Moferco produzia luminárias, caixas de passagem e painéis elétricos.

“É má administração. A fábrica tem ISO 9000, produzia e vendia bem e sempre teve muito pedido”, procura justificar o ferramenteiro Paulo Roberto Fernandes, que ontem fazia parte do grupo que estava em vigília.

O pessoal tem se revezado em grupos na vigília durante o dia e à noite para evitar que máquinas sejam retiradas da fábrica. “Essa é uma das poucas garantias deles”, explicou José Mourão da Silva, o Zé Mourão, diretor do Sindicato.

Contribua com essa luta – O Sindicato começará a arrecadar alimentos para reforçar a luta dos trabalhadores na Moferco. “Muitos de nós já passam dificuldades, alguns estão sem dinheiro até para o gás”, falou o ajudante Josenias Benedito de Souza.

Todos podem contribuir organizando arrecadações nas fábricas. Zé Mourão disse que, se necessário, o pessoal da Regional Diadema poderá ir até o local retirar as doações.

Quem quiser pode levar alimentos para a Regional, na av. Encarnação, 290, em Piraporinha. O telefone é 4066-6468.