Fome Zero: Dar o peixe e ensinar a pescar
“A partir de agora, todos estão convocados a trabalhar, durante os próximos quatro anos, para acabar de vez com essa vergonha nacional que é a fome”, disse ontem o presidente Lula, em discurso no lançamento do programa Fome Zero.
O presidente do Sindicato, Luiz Marinho, estava entre os cerca de 500 convidados que compareceram ao ato. Lula acrescentou que a fome não será vencida da noite para o dia e nem só com medidas isoladas do governo.
“É preciso não apenas neutralizar seus efeitos, mas sobretudo atacar suas causas. Por isso, o Fome Zero é muito mais do que um programa de doação de alimentos. Doações emergenciais são necessárias, mas sabemos que não acabam com o problema. Vamos criar condições para que todas as pessoas no nosso País possam comer decentemente três vezes ao dia, todos os dias, sem precisar de doações de ninguém”, destacou.
Desenvolvimento – “O Projeto Fome Zero combina dar o peixe e ensinar a pescar. Ensinar a pescar é criar empregos nas regiões onde hoje existe fome e pobreza; melhorar as condições de vida da população; dar ao povo uma educação de qualidade; saúde digna; salário e renda; fazer a reforma agrária; criar condições para que elas se sustentem sozinhas.
É libertar milhões de brasileiros, definitivamente, da humilhação das cestas básicas, explicou Lula.
Marinho está no Consea – A instalação do Conselho Nacional de Segurança Alimentar (Consea), aconteceu após o anúncio do Fome Zero. Segundo Lula, é mais um passo decisivo para a luta contra a fome por permitir a implantação do programa em todo o Brasil com a criação de Conseas estaduais e municipais. O presidente do Sindicato, Luiz Marinho, foi escalado a participar do órgão.
Lula salientou que a participação dos conselhos municipais será fundamental para o êxito do programa pois lá deve acontecer a soma do poder público e da sociedade organizada.
São estes conselhos que irão identificar as famílias necessitadas e orientar as entidades para atuarem diretamente junto à população. Mais informações do programa no site www.fomezero.org.br