O que é guerra fiscal

O governo Collor permitiu que cidades e Estados alterassem o ICMS para tentar atrair empresas. FHC aprofundou esta política neoliberal. O resultado foi uma autêntica guerra para ver quem concedia mais benefícios às fábricas. Essa disputa ganhou o nome de guerra fiscal (fisco significa imposto). Os metalúrgicos do ABC perceberam o prejuízo que a nova legislação traria aos trabalhadores e ao País, lutando contra sua implantação desde o início.

O Brasil perdia com a mudança porque o ICMS é uma das principais fontes de arrecadação do governo. Quanto menor este imposto, menos estradas, hospitais, educação, saúde etc. Os trabalhadores perdem com demissões, mudanças de cidade, proibição de organização no local de trabalho, salários menores e assim por diante.

O Sindicato promoveu jornadas memoráveis contra a guerra fiscal. Em 1999, por exemplo, foi um dos organizadores do Festival de Greves que sacudiu o setor automotivo em todo o País. No ano seguinte, comandou a ocupação simbólica da Fiesp por 36 horas.