Mercedes-Benz: Fornecedores vão seguir código de conduta

A Comissão de Fábrica na Mercedes (DaimlerChrysler) passou a cobrar da direção da montadora que todos os fornecedores e terceiras apliquem o código de conduta, que garante respeito aos princípios de responsabilidade social.

Esses princípios são as deliberações da OIT – Organização Internacional do Trabalho, como direito de organização, valorização da negociação, contra o trabalho infantil e escravo, e contra qualquer tipo de discriminação.

Essa pressão da Comissão de Fábrica já está rendendo frutos. Trabalhadores de duas empresas prestadoras de serviço na Mercedes em São Bernardo vão eleger Comissão de Representantes.

O pessoal da Comissão da Mercedes vai realizar assembléia com os trabalhadores de terceiras para avisar do direito da livre organização no local de trabalho.

“A fábrica tem centenas de fornecedores e todos deverão se pautar pelo código de conduta”, disse o coordenador da Comissão de Fábrica, Valter Sanches.

O código de conduta foi um dos argumentos utilizados pela Comissão para barrar as demissões que a Mercedes pretendia fazer no segundo semestre do ano passado.

“Denunciamos que ela estava passando por cima do código, que prevê negociações em qualquer situação, inclusive nas dispensas”, explicou Sanches.